O que é SOx (Sarbanes-Oxley) e qual a sua importância?

Antigamente, era muito comum que a prestação de contas de algumas empresas, fossem facilmente “maquiadas\” pela corporação, pois, as demonstrações financeiras eram estabelecidas pelos executivos. Porém, desde que a lei Sarbanes Oxley foi estabelecida, essas práticas tiveram que ser anuladas.

Por exemplo, no ano de 2001, a empresa Enron, destaque no setor elétrico dos Estados Unidos, faliu, com uma dívida que aprovava de US $13 bilhões. Além disso, a empresa também levou fundos de pensão de diversos funcionários e também investidores.

Com isso, na época todos se perguntavam “como chegou a essa situação?\” Entretanto, a resposta é bastante simples, por muito tempo, os balanços passaram por essa \”maquiagem\”, que apenas revelavam prejuízos com valores menores e os números de lucro nas alturas. Assim, esse caso foi um, de vários outros que ocorreram na época, que forçou o surgimento de meios para solucionar a situação. Dentre eles estava a lei Sarbanes Oxley.

Por isso, acompanhe o nosso post e saiba mais sobre esse assunto.

Afinal, o que é SOx

Também conhecida por muitos como a lei Sarbanes Oxley, a Sox foi devolvida pelo Congresso dos Estados Unidos em 2002, com a finalidade de proteger investidores de erros ou fraudes em situações contábeis. O estopim para ser sancionada, foi uma série de escândalos que aconteceram em empresas como Xerox, Enron, Tyco, entre outras.

Sobretudo, essa lei recebeu o nome dos responsáveis pela sua criação, Paul Sarbanes e Michael Oxley. O seu foco principal, é aprimorar tanto o governo corporativo, quanto a prestação de contas, desde as informações sobre receitas, despesas, etc.

Com isso, a Sox é responsável por identificar, evitar e combater fraudes que podem impactar o desempenho financeiro de empresas. Assim, todas as organizações que possuem na SEC, precisam estar de acordo com as definições da SOX.

Para compreender melhor, essa lei não é um conjunto de práticas de negócio, ao contrário, ela tende a estabelecer quais os registros que a empresa deve manter armazenado por um tempo determinado.

Nesse sentido, todas as aplicações servem não apenas para o financeiro de uma empresa, mas também para os departamentos de TI, responsáveis pelo armazenamento de registros eletrônicos.

No nosso blog, você pode encontrar outros posts, assim, visite e tire todas as suas dúvidas.

Mas qual a importância da Sarbanes Oxley para as empresas?

Em geral, a Sarbanes Oxley em todos esses anos, transformou o modelo de como muitas organizações prestavam as suas contas, oferecendo mais conformidades à legislação norte-americana, porém, fortalecendo ainda mais os vínculos entre os seus investidores.

Além de tudo, qualquer empresa, mesmo que seja americana ou não, mas que tenha atuação no mercado de ações norte-americano ou, ao menos, pretende fazer registro no Securities and Exchange Commission – SEC, precisa se adequar segundo essa lei.

Algumas empresas bastante conhecidas, como, por exemplo, Petrobras, Ambev, Banco do Bradesco, entre outras, são organizações brasileiras de capital aberto, que costumam aplicar essa lei.

Quando as empresas aplicam as diretrizes da SOX, elas tendem a ter algumas, melhorias, como na qualidade dos controles internos, além de relatórios conforme a regulamentação, melhor expectativa de investidores, maior confiabilidade, entre outros pontos de melhorias.

Vantagens da SOx

Em geral, as empresas também podem ser beneficiadas de diversas formas, veja abaixo algumas delas.

As empresas são responsáveis por suas ações

Antes que a lei SOX fosse estabelecida, não era obrigado que as organizações fossem transparentes. Até mesmo aqueles que possuíam ações da empresa, não conseguiam muitas informações sobre os investimentos.

Desse modo, quando a lei foi sancionada e passou a ser exigido práticas contábeis transparentes, as empresas começaram a seguir os procedimentos corretamente, visando oferecer serviços mais claros.

Mais confiança

A partir do momento que a lei foi obrigatória para todas as empresas, todos os impactos tiveram que ser avaliado e revelado pelas corporações, os investidores começaram a sentir mais confiança em investir novamente.

Proteção aos acionistas

Ainda mais, essa lei também ofereceu benefícios em outros pontos. Isso porque, as informações passaram a ser mais claras para os acionistas, em relação às empresas na qual desejam investir. Essas informações como, por exemplo, os ativos, dívidas, perfil de riscos, além das transações.

Agora que você já sabe mais sobre a SOX, confira o nosso site e conheça todas as soluções que podemos oferecer à sua empresa.

Clique aqui e converse agora com um de nossos especialistas!

Rolar para cima