Como fazer apuração de impostos: 5 dicas fundamentais

Como fazer apuração de impostos? Quando o assunto é obrigação fiscal e tributária, muitas organizações precisam cumprir com uma série de normas para estar dentro do compliance fiscal, evitar problemas com a Receita e garantir a regularização do negócio.

Uma das constantes preocupações das empresas é a apuração de impostos: um cálculo para verificar se a organização está, de fato, pagando os tributos corretamente.

É uma tarefa simples, porém, implica em alguns pontos de atenção, já que a legislação tributária brasileira é tão complexa. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre eles.

Você pode se interessar: 5 erros que devem ser evitados no compliance fiscal

Como fazer apuração de impostos: pontos de atenção

A apuração de impostos é um processo que tem um grande impacto no negócio. Uma vez que a empresa paga menos tributos do que o necessário, podem ocorrer multas e problemas com a Receita Federal. Se pagar mais impostos, a empresa pode sair no prejuízo.

Veja, a seguir, 5 pontos de atenção para considerar durante o processo de apuração de impostos:

Erros na apuração da base de cálculo

Com o grande volume de contas e cálculos que uma empresa precisa fazer todos os dias em torno dos impostos, alguns dados errados podem passar despercebidos e gerar problemas para a organização. Nesse sentido, a atenção redobrada na apuração de impostos se faz ainda mais necessária.

Erros na interpretação das leis

Leis precisam ser objetivas, mas sabemos que nem sempre é assim. Se uma norma for lida ou interpretada de forma errada, prazos e outros detalhes podem passar batido. Por isso, é de extrema importância para todas as empresas, que entendam as leis que impactam o seu negócio. Dessa forma, é possível realizar uma apuração eficiente.

Legislação desatualizada

A legislação tributária brasileira passa constantemente por mudanças importantes, e as empresas precisam estar sempre atualizadas em relação às alterações nas normas para seguir cumprindo todas as obrigações.

A falta de atenção a essas atualizações pode levar a falhas de cálculo e outros erros que podem vir a prejudicar a apuração de tributos.

Saiba mais: Como melhorar a gestão financeira de uma empresa: 5 pilares essenciais!

Custos incorretos

Uma apuração de impostos bem feita está diretamente relacionada à assertividade dos cálculos. O grande desafio para os negócios é manter o controle e a segurança de todos os tributos, obrigações acessórias e prazos, para que a empresa não venha a se desorganizar e pagar mais impostos do que o necessário.

Não manter a estratégia 

Além de todos os cálculos e a verificação constante das normas na tributação brasileira, a apuração de impostos também deve contemplar uma análise estratégica, com o objetivo de identificar benefícios fiscais.

A empresa precisa saber se está pagando mais impostos do que precisa, quais indicadores definir para acompanhar e otimizar os processos e se manter constantemente atualizada.

Leia também: 8 razões para implementar um software para emitir nota fiscal

Conte com a GSF!

Como fazer apuração de impostos? A GSF Soluções tem a solução!

Oferecemos serviços de BPO Fiscal, com uma equipe de profissionais especializados em gestão fiscal, e um software fiscal completo e personalizável para realizar a geração de todos os documentos fiscais e a otimização dos processos tributários da sua empresa.

Nosso software cumpre todas as legislações fiscais/tributárias federais, estaduais e municipais, e possui módulos como NF-e, NFS-e, CC-e, CT-e, SPEDs e Obrigações Fiscais.

Entre em contato agora mesmo e fale com nossos especialistas!

 

 

Rolar para cima