Em geral, sabemos que ter uma organização financeira nos fluxos internos de uma empresa é de suma importância para a competitividade da marca. Afinal de contas, ofertar produtos e serviços de qualidade requer uma gestão de qualidade em todos os processos internos.
Nesse quesito, podemos perceber a devida importância do Balanço Patrimonial. Trata-se de um relatório extremamente importante para mensurar a saúde financeira da empresa, e projeta ações para o desenvolvimento e otimização dos resultados obtidos nesse balanço.
No entanto, mesmo que seja um conceito bastante difundido no mundo contábil e fiscal, poucos empreendedores entendem o conceito ou a verdadeira importância desse relatório.
Quer saber mais? Nesse post iremos te explicar o conceito, a importância e as principais ações a serem tomadas para elaborar esse tipo de relatório. Confira!
Balanço Patrimonial: o que é?
Primeiro de tudo, definimos o balanço patrimonial como um tipo de relatório de cunho contábil, que mostra toda a situação financeira de um negócio.
Também conhecido por Balanço Contábil, esse tipo de documento é uma das melhores maneiras de realizar um levantamento acerca de todos os bens e direitos que uma determinada empresa possui, buscando identificar seus principais investimentos, e suas fontes de recursos.
Para que serve o Balanço Patrimonial?
Sabendo que o balanço patrimonial serve para descrever e estruturar todos os processos financeiros de uma empresa, entendemos que se trata de uma ferramenta contábil para:
- Compreender o caminho que os recursos financeiros de uma marca trilha;
- Fazer análises de comportamento financeiro da empresa;
- Mostrar dados contábeis e financeiros para investidores em potencial;
- Fazer com que o empreendedor consiga informações suficientes para tomar decisões financeiras mais assertivas e estratégicas para seu negócio;
- Ajuda no planejamento tributário, buscando identificar tributos que foram pagos e os principais meios para reduzi-los, quando for possível;
- Serve como base para o planejamento estratégico da corporação, seja a curto, médio ou em longo prazo;
Leia também: 7 Motivos para adotar um Sistema Fiscal na sua empresa
Quando minha empresa precisa realizar o balanço patrimonial?
Já que o balanço patrimonial é um relatório que busca apresentar uma visão macro a respeito da situação financeira de uma marca em relação a um período determinado, podemos presumir que uma empresa deve fazer esse balanço em, pelo menos, a cada 12 meses.
No entanto, esse período não vale para todos os negócios. Tudo irá depender das demandas empresariais internas, podendo ser realizado em tempo menor ou maior. Entretanto, o artigo 176 da Lei 6.404/76 ressalta que ao final de cada atividade social, os negócios devem apresentar uma gama de demonstrativos financeiros, com o intuito de elaborar a escrituração contábil da empresa.
Sendo assim, com base nas obrigações fiscais e contábeis que um negócio possui, o balanço patrimonial deve estar entre a documentação exigida em lei. Por esse motivo, é muito importante saber que estamos falando de um documento crucial de um negócio, e deve ser muito bem estruturado.
Agora que você já sabe o conceito de Balanço Patrimonial, bem como sua importância e a principal forma de elaborá-lo em sua empresa, acesse agora mesmo o nosso blog e confira outros assuntos financeiros para o seu conhecimento.
Balanço patrimonial: o que analisar?
Antes de tudo, uma das inúmeras vantagens que podemos obter com o balanço patrimonial é a possibilidade de executar diferentes tipos de análises. Apenas pela forma em como esse documento é montado, já oferece uma rápida resposta em relação à possibilidade do seu negócio conseguir, ou não, realizar a quitação dos custos assumidos.
Sendo assim, uma das análises que podemos fazer é se a quantidade de passivos de um período determinado pode acabar prejudicando o crescimento estratégico da empresa no mercado.
Portanto, para criar um balanço patrimonial eficiente, primeiro devemos entender que é somente possível quando o empreendedor possui um excelente controle de fluxo de caixa, bem como toda a documentação financeira do período organizado.
Por esse motivo, antes mesmo de criar o seu Balanço Patrimonial, não se esqueça de que, primeiramente, devemos criar um Relatório Contábil, registrando todos os dados financeiros decorrentes do período desejado.
Para ter ainda mais organização no dia a dia financeiro da sua empresa, acesse o nosso site e conheça nossa Solução Fiscal. Solicite uma demonstração gratuita e veja como podemos organizar ainda melhor a sua gestão fiscal.