Todas as empresas precisam atender às legislações tributárias nos âmbitos federal, estadual e municipal. Cumprir essas obrigações fiscais e se manter dentro do compliance fiscal, tem sido um grande desafio para a maioria das organizações.
São muitas as dificuldades com a legislação brasileira, a quantidade de burocracias envolvidas em todos os processos e o entrave econômico que essas operações representam, inibindo possíveis investimentos e gerando ainda mais insegurança fiscal e jurídica. No artigo de hoje, vamos falar mais sobre essas questões.
O que é o compliance fiscal?
A palavra compliance significa “estar em conformidade“. O compliance nas empresas, contempla uma série de boas condutas visando que profissionais, dos mais diversos níveis empresariais, cumpram normas éticas fundamentais.
Em meio a essas normas, o compliance fiscal identifica a ética fiscal das empresas por meio do cumprimento da legislação e o recolhimento de tributos, realizado da maneira correta.
Leia também: Como colocar o compliance empresarial em prática na sua empresa
Como lidar com a burocracia e simplificar o compliance fiscal?
Para superar os desafios da legislação tributária e se manter em dia com a Receita Federal, evitando um gasto excessivo de tempo, é necessária a adoção de estratégias específicas, que simplifiquem os processos e o compliance fiscal da empresa. Confira algumas dessas estratégias, a seguir:
Garantir a proatividade dos processos
Empresas precisam estruturar uma cultura de antecipação efetiva em seus processos. A fim de evitar erros e prejuízos, essa cultura precisa contemplar uma rotina focada na otimização e organização de documentações, estruturação de entregas e validações.
Cada empresa precisa saber, com exatidão, quais são as leis tributárias específicas para o seu negócio, seus prazos de entrega e melhores práticas para cumprir com todas as obrigações fiscais. A ação preventiva é sempre a estratégia mais eficiente que empresas podem adotar.
Acompanhar as alterações tributárias
No Brasil, as normas tributárias mudam constantemente e é um grande desafio para empresas se manterem sempre atualizadas.
Porém, com o surgimento de softwares fiscais específicos, organizações de todos os tamanhos e setores conseguem ter uma visão holística dos processos, e saber com detalhes quais são as necessidades para estar dentro do compliance fiscal.
Lembrando que, com esse tipo de serviço, ainda é possível receber, em tempo real, atualizações específicas que podem mudar as direções das operações tributárias.
Automatização das operações
Com a transformação digital, já não é mais possível pensar na simplificação de processos fiscais, sem considerar a adoção de softwares específicos para a gestão tributária das empresas.
Por meio da automatização de processos com um software, organizações garantem a praticidade no dia a dia, além de segurança aos dados, maior controle das operações e a diminuição dos custos decorrentes dos processos manuais.
Terceirização de processos
No segmento fiscal, vemos o BPO (Business Process Outsourcing), ou serviço de terceirização dos negócios, como uma excelente solução para simplificar caminhos por meio da reorganização de dados, geração de obrigações fiscais, automação de cálculos de impostos, gerenciamento de documentos, entre outros.
Contar com a terceirização de serviços fiscais e tributários pode trazer grandes facilidades para o compliance fiscal nas empresas. Neste cenário, ter uma empresa parceira, que ainda ofereça um software fiscal completo e personalizável, pode ajudar muito o seu negócio.
Leia também: Como funciona o SPED contábil e como deve ser feito
A GSF é a melhor solução para sua empresa
A GSF é uma empresa brasileira com mais de 25 anos de experiência. Trabalhamos para que a sua organização se mantenha em dia com as obrigações tributárias e o compliance fiscal.
Oferecemos serviços de BPO Fiscal, com uma equipe de profissionais especializados em gestão fiscal, e um software fiscal completo e personalizável para realizar a geração de todos os documentos fiscais e a otimização dos processos tributários da sua empresa.
Nossa ferramenta cumpre todas as legislações fiscais/tributárias federais, estaduais e municipais, e possui módulos como NF-e, NFS-e, CC-e, CT-e, SPEDs e Obrigações Fiscais, entre outros.
Entre em contato agora mesmo e fale com nossos especialistas!