Um Sistema ERP integra toda a gestão de uma empresa em uma interface única e intuitiva. Assim, gestores podem coletar dados com mais eficiência, para tomar decisões mais assertivas.
Você certamente já deve ter ouvido falar que no mundo digital, quem tem dados, tem poder. Isso é verdade. Quanto mais informações uma empresa possui, maior é a sua capacidade de se posicionar com relevância no seu nicho de atuação.
Com isso em mente, criamos este conteúdo exclusivo para que você entenda o que é ERP e qual a sua importância. Confira!
O que é ERP?
Um Sistema de Gestão Integrado (ERP, Enterprise Resource Planning) é um sistema que busca automatizar processos e gerar insights para uma empresa.
Ele promove maior controle interno, coletando informações de todos os departamentos. Contabilidade, Produção, Cadeia de Suprimentos, Time de Vendas e Marketing e até mesmo Recursos Humanos.
Ademais, todo negócio precisa de um grande grupo de pessoas com responsabilidades para concluir os seus processos. Porém, isso é extremamente complicado quando as informações necessárias estão espalhadas em diversos sistemas diferentes.
Paralelamente, quando os dados estão disponíveis em sistemas muito básicos ou em planilhas, os seus colaboradores podem ter dificuldades para encontrá-los.
Um sistema ERP resolve esse problema compilando as informações em uma central de dados que garante a disponibilidade entre diferentes departamentos e colaboradores.
Isso também elimina os problemas que podem surgir com diferentes versões de um mesmo sistema. Na ponta, esse movimento se traduz como redução de custos e maior produtividade, com os colaboradores perdendo menos tempo para encontrar as informações que precisam.
Dessa forma, um sistema ERP é desenvolvido para atender as demandas específicas de cada negócio. As empresas que fizeram sucesso nos últimos anos, são as que entenderam a importância de ter acesso a todos os dados de maneira ágil.
Qual a importância de um Sistema ERP?
Um sistema de gestão integrada é usado para administrar diversas áreas do seu negócio. Com a evolução da tecnologia de aquisição e processamento de dados, empresas que não tomam decisões baseadas em fatos, estão destinadas a fracassar.
Nesse sentido, é fundamental contar com uma ferramenta capaz de coletar informações de diversas áreas e agregá-las de maneira intuitiva e prática. Além disso, com a geração de relatórios, as lideranças do seu negócio conseguem tomar decisões baseadas em dados reais, e não em impressões ou achismos.
Redução de custos com um sistema ERP
Em primeiro lugar, é preciso compreender que um sistema ERP é desenvolvido para atender as demandas específicas de cada empresa. Mesmo que existam diferentes preços sendo praticados de acordo com as funcionalidades disponíveis, este ainda é um excelente investimento.
Sendo assim, um sistema ERP pode ajudar empresas a reduzir seus custos operacionais. Atualmente, grande parte dos processos são automatizados, portanto, interrupções, atrasos e falhas podem ser previamente estudados para serem evitados.
Os processos que são mais complexos, podem ser analisados com base nos dados adquiridos pelo sistema ERP; para então serem traçados caminhos que facilitem a operação.
Maior eficiência nos processos
Um sistema ERP simplifica diversos processos que levariam tempo e demandam esforços se fossem feitos manualmente. É preciso compreender que todas as empresas possuem tarefas repetitivas que precisam ser executadas, como:
- Delegar tarefas aos colaboradores;
- Monitorar o horário de trabalho;
- Gerar relatórios financeiros;
- Analisar os resultados da empresa, dentre outros.
Automatizando esses processos, os colaboradores podem focar em tarefas mais prioritárias e que agregam valor ao produto final.
Ainda, o mais importante, é que um sistema de gestão integrada promove acesso a dados de maneira mais rápida e prática. Os tomadores de decisões podem monitorar os indicadores-chave de performance em tempo real, de modo a corrigir falhas assim que elas se apresentam.
Aumento na previsibilidade
Um dos pontos mais importantes para o crescimento de qualquer negócio, é a capacidade de prever eventos de maneira realista. Afinal, é essa previsibilidade que garante a tomada de decisões em tempo hábil para aumentar os resultados ou combater problemas.
Porém, é impossível ter uma boa previsibilidade sem contar com relatórios completos, reais e consistentes sobre o dia a dia da sua empresa.
As ferramentas ERP possuem filtros e bases de dados que podem encontrar e alertar sobre inconsistências nas informações obtidas. O sistema ainda garante que o dado coletado seja processado em tempo real.
Para isso, a GSF Soluções pode ajudá-lo a integrar as informações obtidas. Assim, é possível tomar decisões mais assertivas que contribuem para o crescimento do seu negócio.
Converse agora com um de nossos especialistas! Clique aqui e fale com nosso especialista.