O que é ESG e qual a sua importância para as empresas?

Em geral, sabemos que o objetivo principal de qualquer empresa atuante no mercado é gerar competitividade. No entanto, muito mais do que atingir um volume expressivo de vendas, é necessário, muito antes disso, otimizar e qualificar os processos internos.

Afinal, se uma corporação não administra bem o seu capital humano, ambiental e social, por exemplo, ela não está cumprindo diversos requisitos morais e atuais, como é o caso da ESG. Mesmo que seja um termo bastante visto no mundo do empreendedorismo e até mesmo nos processos de sustentabilidade, ainda assim é pouco discutido e levado em consideração.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre a ESG!

Afinal, o que é ESG?

Antes de tudo, podemos definir que o termo ESG — sigla para Environmental, Social e Governance, ou em tradução livre, Ambiental, Social e Governança — nada mais é do que um conceito utilizado para realizar a demonstração de uma empresa totalmente conscientizada e trabalhada nos moldes da sustentabilidade, baseada nesses três fatores.

Em geral, cada letra que compõe a ESG determina e abrange uma gama de preocupações que giram em torno do planeta. Se tratando do aspecto ambiental, por exemplo, ela visa a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, envolvendo assuntos como:

  • resíduos sólidos;
  • poluição da água e ar;
  • desmatamento;
  • conservação da biodiversidade;
  • eficiência energética;
  • emissão de carbono;

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No contexto Social, por exemplo, costuma envolver a relação das corporações com as pessoas envolvidas. Elas são os clientes, os colaboradores, parceiros, fornecedores, comunidades, entre outros. Mas, essa relação, abrange questões como:

  • proteção e privacidade de dados sensíveis;
  • engajamento com colaboradores;
  • respeito aos direitos trabalhistas e humanos;
  • diversidade étnico-racial da equipe;
  • engajamento com os colaboradores.

E por último, temos a questão da Governança, que envolve a administração da empresa, como por exemplo:

  • Moral e ética corporativa;
  • Combate à corrupção;
  • Composição do conselho administrativo;
  • remuneração dos executivos;
  • criação de canal de denúncias;
  • relação com políticos, governos e entidades do governo.

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Qual é a importância do ESG na empresa?

Entendendo o conceito da sigla e as áreas que ela abrange, podemos perceber inúmeros benefícios e vantagens para a primeira. Primeiro de tudo, vivemos em uma época de intensa transformação social, onde os moldes da relação humana com o meio ambiente é uma das pautas mais importantes do futuro.

Logo, quando uma empresa se conscientiza dessa pauta e promove mudanças a favor dela em seu ambiente interno, elas não apenas se encaixa nos moldes da empresa do futuro, mas como também se torna bem vista no meio externo.

Clientes educados de mercado, acionistas, instituições bancárias e fornecedores nomeados tendem a se relacionar com a sua marca, promovendo mais chances de competição, concessão de crédito, autoridade de marca, e muito mais.

Além da sustentabilidade, a importância da ESG no meio corporativo relaciona-se também ao colaborador, bem como seus direitos dentro da companhia, sua livre expressão, a horizontalidade das atividades laborais, o sigilo de suas informações.

Além disso, não podemos esquecer de nossos clientes. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrando em vigor, a ESG também visa a proteção de dados dos clientes, favorecendo o sigilo e a massiva proteção contra fraudes, vazamentos de dados, roubos e entre outros.

Podemos encontrar outros benefícios e vantagens internas com a implementação da ESG no âmbito interno, como a questão da redução de custos. Se a empresa começa a ter consciência de seus processos e atividades, existe a possibilidade de substituir maquinário, capital humano e atividades ineficientes por processos automatizados e sustentáveis, diminuindo a incidência de erros manuais.

E tudo isso é altamente benéfico para o consumidor atual. Estamos falando de um cliente já educado de mercado e que busca se relacionar com empresas que se responsabilizam por todos os âmbitos que ela atinge — seja social, ambiental, organizacional, pessoal, e etc.

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