Criado para facilitar o cumprimento de obrigações fiscais e diminuir a burocracia, o SPED fiscal ajuda as empresas a se manterem em conformidade com as legislações e os órgãos reguladores. Afinal, a partir deste sistema, é possível tornar a emissão de informações para a Receita Federal mais rápida e eficiente.
Basicamente, sua função é transmitir as informações fiscais e contábeis dos negócios ao fisco. Isso acontece por meio de uma certificação digital com validade jurídica, representando a assinatura dos documentos eletrônicos e garantindo a autenticidade e integridade dos dados transmitidos.
Então, com o Sistema Público de Escrituração Digital, os gestores podem transmitir os arquivos digitais e evitar multas por atrasos no envio de informações ou falta de documentação adequada.
Mas como funciona o SPED fiscal na prática? Vamos ver a seguir neste conteúdo e conhecer também suas vantagens para as organizações, contribuindo para a rotina empresarial. Continue a leitura!
O que é o SPED Fiscal?
Instituído no Brasil em 2007, pelo Decreto nº 6.022, o SPED integra as três esferas de fiscalização governamental (federal, estadual e municipal) e conta com 12 módulos de atuação, em que se encontra o SPED Fiscal propriamente dito. Confira a lista:
- CT-e: Conhecimento de Transporte Eletrônico;
- ECD: Escrituração Contábil Digital;
- ECF: Escrituração Contábil Fiscal;
- EFD: Escrituração Fiscal Digital;
- EFD Contribuições: Escrituração Fiscal Digital de Contribuições para o PIS e Cofins;
- EFD-ReInf: Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais;
- e-Financeira: Escrituração Fiscal Digital para Instituições Financeiras;
- e-Social: Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas;
- MDFe: Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos;
- NFC-e: Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica;
- NF-e: Nota Fiscal Eletrônica;
- NFS-e: Nota Fiscal de Serviço Eletrônica.
Com o SPED completo, os gestores podem integrar e unificar todos os processos em um só sistema. Além disso, também conseguem atender às exigências da Secretaria da Receita Federal e as administrações tributárias dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Qual a importância do SPED Fiscal para as empresas?
Obviamente, o SPED Fiscal é uma atividade obrigatória para as organizações, mas pode representar a modernização de processos e o cumprimento das obrigações fiscais, minimizando erros nos regimes tributários e diminuindo os riscos jurídicos
Dessa forma, os gestores conseguem ter uma visão mais ampla e detalhada das movimentações da empresa e melhorar o controle da administração tributária.
Além disso, a utilização do sistema digital proporciona diversas vantagens, como por exemplo:
Aumento da agilidade: com todo o processo digital, é muito mais fácil, dinâmica e assertiva a validação das informações enviadas.
Redução de fraudes contra a empresa: com a assinatura digital, é possível assegurar a validade jurídica e eliminar qualquer chance de fraude.
Maior precisão: como já mencionamos, o SPED acaba com as falhas vindas dos processos manuais, eliminando problemas como dados incorretos, informações desencontradas e, consequentemente, retrabalhos.
Adequação às exigências legais: o SPED garante essa adequação, assim como proporciona o cruzamento dos dados contábeis e fiscais e permite a consulta às informações validadas pelos órgãos públicos.
Eliminação de papel: é o fim dos custos com emissão e armazenamento de documentos em formato físico.
Facilitação de auditorias: com toda a padronização promovida pelos processos via SPED fiscal, as auditorias fiscais nas empresas se tornam mais simples e rápidas.
Economia: no final, todas as vantagens proporcionadas pelo SPED garantem grande redução de custos, seja com a impressão e o envio de documentos, a menor necessidade de auditorias, a diminuição de erros, a maior automação de processos e a disponibilidade de funcionários para atuação mais estratégica.
Como um software fiscal pode ajudar a sua empresa
Com as leis tributárias em atualização e mudança contínua, as empresas devem ficar de olho nas normas vigentes para garantir o preenchimento correto do SPED Fiscal e demais obrigações.
Isso porque um dado desatualizado ou uma informação inconsistente pode gerar graves problemas, como multas, autuações e investigações de fraudes.
Então, ao implementar um software fiscal sempre atualizado conforme as regras fiscais e tributárias, é possível minimizar os riscos de erros e garantir maior segurança na escrituração digital dos documentos.
Conte com a GSF Soluções
Além de todos os benefícios de realizar o SPED fiscal, as empresas podem obter ainda mais vantagens com o apoio de um parceiro como a GSF Soluções
Empresa brasileira com mais de 25 anos de experiência em software fiscal, a GSF Soluções tem objetivo de proporcionar uma experiência fácil e prática, combinando a expertise de serviços especializados com um sistema de inteligência e flexibilidade para pequenas, médias e grandes empresas.
O nosso software fiscal atende a todas as necessidades fiscais/tributárias federais, estaduais e municipais com o intuito de promover a excelência baseada nas legislações.
Vale destacar que nosso software é completo e modular, inclusive com o módulo de SPEDs e obrigações acessórias desenvolvido pensando na integridade e segurança das informações atendendo a nível Brasil. Assim, promovemos a geração de todos os arquivos magnéticos como:
SPEDs: EFD Fiscal, EFD Contribuições, ECD Contábil, ECF;
Federais: REINF, eSOCIAL, DCTF, PER/DCOMP, IPI, entre outras;
Estaduais: ICMS, ICMS ST, GIA, GIA ST e outras;
Municipais: ISS, GISS Tomador e outras.
Quer saber mais? Entre em contato com nosso time de especialistas agora mesmo e tenha o melhor software fiscal para atender às suas necessidades!